É MUITO COMUM A PRESENÇA DE AMIANTO EM EDIFICIOS CONSTRUÍDOS HÁ MAIS DE 10 ANOS
O Amianto foi aplicado de diversas formas a nível mundial, sobretudo no século XX, devido às suas excelentes propriedades mecânicas e químicas. Na indústria da construção civil, devido à sua boa resistência ao fogo, à sua fraca condutibilidade térmica e ao seu baixo custo, entre outros factores, o amianto foi bastante utilizado em diversos elementos e materiais de construção como sejam:
– Pavimentos,
– Placas de tecto falso,
– Elementos pré-fabricados constituídos por fibrocimento,
– Produtos e materiais de enchimento e revestimento aplicados,
– Portas corta-fogo,
– Portas de courettes,
– Paredes divisórias pré fabricadas,
– Tijolos refractários,
– Caldeiras (revestimento e apoios),
– Telhas,
– Impermeabilização de coberturas e caleira.
A partir de 1960, foram divulgados estudos comprovativos das consequências negativas para a saúde da exposição ao amianto, todas as variedades de amianto são agentes cancerígenos. A exposição a qualquer tipo de fibra de amianto deve ser reduzida ao mínimo e, em qualquer dos casos, para um valor limite de exposição (VLE) que, segundo o Decreto- Lei n.º 26 6/2007 é fixado em 0,1 fibra/cm3 para todos os tipos de fibras de amianto.
A maioria dos edifícios com mais de 10 anos contém elementos onde está presente o amianto, nomeadamente coberturas e revestimentos de fibrocimento, necessitando de uma intervenção especial para a sua remoção. As chapas de fibrocimento são constituídas por uma mistura homogeneizada de amianto e cimento. Com os anos de utilização as chapas vão-se depreciando, perdendo a sua impermeabilidade, exibindo fissuras e outros danos, que poderão contribuir para a libertação de fibras de amianto extremamente prejudiciais para a saúde humana.
REMOÇÃO DE AMIANTO
Devido ao perigo que a exposição ao amianto representa, foi proibida a utilização de produtos e materiais com amianto e estabelecidas regras para a sua remoção em condições de segurança.
A GUIMALUSO está preparada para prestar serviços de remoção de fibrocimento em coberturas e fachadas de acordo com a legislação em vigor, dispondo de uma equipa com formação adequada e dos equipamentos de segurança necessários para estas intervenções.